Desde a Educação Infantil, as crianças são introduzidas à passagem do tempo através da observação do dia e da noite. E, após ingressarem no Ensino Fundamental, surgem muitas perguntas sobre o Sol, a Lua e os planetas. Mas, como esses astros tão distantes podem ficar mais próximos da compreensão das crianças?
Primeiramente, devemos levar em conta que a temática da astronomia é muito comum nos meios de comunicação, brinquedos, desenhos animados e livros infantis. E esse é bom ponto de início, pois as crianças já possuem certa familiaridade com o tema.
A partir disso, elaborei algumas atividades que podem ser abordados em aula, para crianças do 1º ao 3º ano do EF I:
1 – Sondagem de conhecimentos: faça perguntas para as crianças.
- “Como acontece a passagem do dia e da noite?”; “como é o Sol e a Lua?”; “o que vocês conseguem ver no céu, quando está de noite? E quando está de dia?”.
- Vocês conhecem algum livro ou desenho animado que mostra o Sol, a Lua e os planetas?
2 – Exploração: esse é o momento da pesquisa de campo. Há várias possibilidades nesta etapa. A intencionalidade é descobrir como é a representação que as crianças conhecem dos astros e compartilhar os resultados com a turma.
- Promova um passeio ao ar livre para as crianças observarem o Sol;
- Leve papel e materiais de pintura para as crianças desenharem ao ar livre; peça para elas fazerem um desenho do céu (dia ou noite) com os astros (Sol, Lua, planetas, estrelas, etc). Esses desenhos podem ficar expostos dentro ou fora da sala de aula;
- Leve as crianças ao ar livre em diferentes horas do dia, para observarem o movimento aparente do Sol (nessa idade, ainda não compreendem que na verdade é a Terra quem gira em torno do Sol;
- Perguntes às crianças se percebem o movimento do Sol e como elas imaginam que esse movimento acontece.
3 – Asas à imaginação: leitura do livro “O Pequeno Príncipe”. O livro conta a história de um príncipe que veio do asteroide B-612. Na Terra, ele encontra um aviador perdido e passa a contar as aventuras que vivenciou em outros planetas.
- Faça leituras diárias de, aproximadamente, 15 minutos com as crianças;
- Peça para elas desenharem como imaginam os personagens e os planetas da história;
- Nesse momento, pergunte também como elas imaginam que seja o planeta Terra e peça que também registrem em desenho.
4 – Viagem ao sistema solar: vamos explorar com o Google Maps!
- Nesta etapa, iremos utilizar o projetor/TV e deixar a sala escura;
- Acesse o Google Maps através deste LINK e mostre o planeta Terra, a Lua, o Sol e outros planetas do nosso sistema solar;
- Para visualizar essa funcionalidade do Google Maps, é importante que ele esteja em modo “satélite” e com a “visualização do globo” ativada.
- Outra ótima opção é acessar o site Stellarium Web Online, que mostra mais amplamente os astros do nosso sistema solar e de galáxias vizinhas, nesse LINK.
- Mostre os detalhes dos astros e pergunte quais partes deles as crianças mais gostaram;
- Em seguida, apresente o vídeo “O Sistema Solar”, do canal YAY Land, disponível neste LINK.
- Outra ótima opção é um cine-pipoca com o episódio “O Grande Astro”, do Show da Luna. LINK.
5 – Mão na massa: brincadeiras e confecção de jogos.
- Confeccione, com a turma, jogos da memória com desenhos dos astros e seus respectivos nomes;
- Confeccione, também, um sistema solar com massinha. Cada criança irá precisar de um papel cartão na cor preta, lápis branco (para fazer os círculos em torno do Sol) e massinhas coloridas.
- Com as crianças, faça um grande poster do sistema solar para ficar na parede da sala de aula. Nessa atividade, pode ser utilizado tecido, cartolina, colagens de papel, desenho, pintura, etc.
E essas foram algumas ideias para introduzir a astronomia nos anos iniciais do EF I. As atividades foram pensadas de acordo com as unidades temáticas e objetos de conhecimento da BNCC, disponível neste LINK.